A odisséia de ler em outra língua.

19 nov

Voltamos, galera!!!

Decidi dar um tempo em Diablo 2 – do qual falarei em seguida – e na minha infinita preguiça de atualizar isto aqui. Pois vamos voltar a falar de literatura neste blogue novamente, uma vez que falei demais de videogame antes…. Poxa, eu gosto pra cacete de videogame. É basicamente o que me faz não ser um maníaco homicida, matando todo mundo que apareça na minha frente. Então, agradeça enquanto eu estou esplodindo e esmagando cabeças virtuais quando eu poderia fazer isso pra valer!…

Aham… Mas do que eu iria falar mesmo?…

Ah, sim! De ler coisas em outras líguas! Muita gente que se acha sabida em qualquer outra língua que não seja a própria gosta de fazer isso de vez em quando. Nem que seja pra ler as piadinhas infames que pululam na internet… Sim, eu sei que você é um doente que adora ver o que postam no 4chan o dia todo, preferencialmente no /b/. E quem pode julgá-lo? Praticamente a internet inteira olha o que acontece naquele lugar amaldiçoado… Nem adianda se fazer de santo dizendo que nunca entrou nenhuma vez! Se você diz que nunca fez isso só posso lhe chamar de uma coisa: Mentiroso! Ou deve ter ganho seu primeiro computador hoje. Então, considere-se apresentado à escória da internet!!!

Puta merda, perdi o fio da meada de novo! Então, afora as paginas engraçadinhas na net, algumas pessoas que fingem verniz cultural como eu também se metem a besta a ler livros que não estão em seu idioma pátrio. Isso acontece frequentemente depois que você termina aquele chatíssimo curso de inglês,  ou de qualquer outra língua, que te custou o olho da cara e um saco gigantesco. Até porque, o recém-poliglota quer por a prova seus conhecimentos linguísticos. E como não tem muitos com quem falar normalmente o jeito é apelar pra filmes, jogos ou livros mesmo. Contudo, filmes e jogos possuem linguagem bem coloquial e fácil para nossos desbravadores das letras. Quem tem coragem mesmo pega um livro bem foda e o lê de cabo a rabo!

Alguns tentam Shakespeare logo de cara… Esses estão sofrendo de sérios problemas mentais caso tenham insistido nessa loucura.

Outros, mais espertos, pegam os livros mais famosos da atualidade. Uma vez que eles têm uma linguagem moderna, fica um pouco mais fácil de ler. Já li o primeiro livro da série de Harry Potter e alguns de Stephen King e outros cujo nome esqueci só pra dar um exemplo.

Mas eu queria mais! Queria ler algo realmente foda e complicado em inglês! Queria testar minhas capacidades a nível máximo!!! Ou queria me punir inconscientemente por algo que fiz, vá lá eu saber…

Então lá fui eu me meter a ler A Song of Ice and Fire no original!!!

Podem dizer, sou doido.

No momento estou no quarto livro da série e posso dizer que consigo entender a maior parte das coisas. Tirando uma ou outra palavra estranha o resto é tudo bem apresentável.

Mas por que estou falando disso?

Simples, não tenho assunto nenhum pra falar aqui no momento e resolvi compartilhar uma de minhas humildes aventuras literárias com vocês!

Contudo, existe um problema sério para ler em outra língua, pelo menos pra mim. O gasto de energia na leitura é simplesmente muito maior do que se eu lesse em português. Sim, parece que enquanto eu leio em inglês, estou na academia, treinando para ser lutador de MMA e não lendo um romançe de fantasia comum e tranquilo. No fim de um capítulo estou totalmente morto por fora e por dentro e acabo voltando ao videogame. Acho que só acontece comigo… Sou fresco, que se pode fazer?

Creio que é somente o que tenho a dizer no momento. Outro dia voltarei com um texto decente. Provavelmente sobre videogame…

Uma resposta to “A odisséia de ler em outra língua.”

  1. Discordius Erisianus 20/11/2011 às 12:53 #

    Shakespeare foi uma das primeiras coisas que li em inglês. Li pelo Wikisourse e deixei outra página aberta no Wikitionary. Depois, saí pilotando o Wikimóvel.
    Atualmente, leio mais em inglês que em Português, embora não em matéria de livros. Leio alguns blogues e alguns sítios em inglês quase diariamente.

Deixe uma resposta

