Dante esmagando capetas!!!

29 ago

Primeiro assunto totalmente nerd deste blogue! Não se preocupem, haverão muitos e muitos. E no caso, o assunto se desenvolve em torno de videogames! Afinal, todo mundo adora videogames, até os chatos metidos a intelectuais e não comem ninguém. Tá que jogadores de videogame não são epítetos de sucesso masculino…

Mas os metidos a intelectuais são um porre,  com seus joguinhos de quebra-cabeças idiotas e temas imbecis como “minha namorada me chifrou com meu melhor amigo e me largou”. Isso tudo contado em dezenas de quebra-cabeças sem sentido nenhum e desenvolvidos especialmente para o Kasparov.

Enfim, esqueçam desses idiotas.

O negócio aqui é a boa e velha indústria de jogos comercial e sedenta de grana!

Uma indústria que sempre está atrás de novos títulos para continuar a arrancar grana de adolescentes cheios de hormônios e homens solteiros com problemas de relacionamentos pessoais…

Tá, é mentira – a parte dos novos títulos -, mas finja que não é, tá?

Vamos começar com isso então…

Acho que muita gente conheçe, pelo menos de leve, a história da Divina Comédia. Sim, aquela do Dante que tinha tesão por uma adolescente tuberculosa que morreu e entrou em crise de meia idade. Por isso acabou escrevendo um poema onde descia o malho em todos os seus desafetos políticos, jogando-os devidamente nas profundas do inferno. Claro, usando como mote de punhetagem a tal adolescente defunta, a famosa Beatriz, regiamente colocada no paraíso.

Infelizmente esse também faz parte dos livros dos quais li somente até a metade… E quem se importa?

Este é Dante, o complexado de meia idade que escreveu o poema.

Este é Dante, o complexado de meia idade que escreveu o poema.

Muito bem, a história é um clássico da literatura. E alguém da Eletronic Arts, uma produtora de jogos eletrônicos, pensou que seria legal fazer um jogo sobre ela.

O nome da bagaça? Ora, Dante’s Inferno, meu caro! Pensou o que, Divina Comédia? Você realmente não entende de títulos…

Enfim, colocar todas as loucuras do inferno escrito por Dante em polígonos altamente perturbadores de modo a fazerem os nerds chorarem de emoção com o controle na mão parece realmente uma boa idéia. Mas, temos um problema. O próprio Dante é herói de sua história, numa demonsração de arrogância só vista em… Não lembro outro lugar. Foda-se, o que importa é que para os produtores, um herói de meia idade com a cara acima não é nem um pouco vendável.

Pegaram o fazedor de heróis de jogos de ação genéricos Brucutu 2000, inseriram os dados e deu nisso aqui:

Esse sim, é um Dante de respeito!

Esse sim, é um Dante de respeito!

Os produtores ficaram aliviados! Não precisavam mais se preocupar com um poeta chato e feio declamando seus versos pedófilos num jogo extremamente tedioso.

Habemus brucutu esmagador de demônios!!!

Dante, de político, pedófilo e desafeto de uma porrada de famílias importantes de Florença virou um ex-cruzado sem cérebro correndo atrás do fantasma da Beatriz. Suponho até que o Dante verdadeiro esteja aprovando isso do seu túmulo. Afinal, o transformaram num macho de verdade!

Eu mesmo não acharia ruim se algum dia fizessem um jogo sobre uma obra minha e me colocassem como super soldado espancando legiões de demônios, ETs, nazistas, advogados, atendentes de telemarketing ou qualquer criatura de cunho satânico dessas.

Vocês achariam?

Claro que não! Vão enganar as mães de vocês!

Então, temos um livro famoso cujo assunto virou jogo de ação… Eu não sei até que ponto isso pode ser bom ou ruim. Talvez no sentido de que existe uma febre de jogos de ação com estilo parecido hoje em dia. Sobre isso acho que vou deixar pra falar outro dia, então esperem.

O que me deixa intrigado é como vão passar uma história que é basicamente o Dante caminhando pelo inferno assistindo friamente o sofrimento dos danados e os xingando gloriosamente para um jogo onde a porrada come geral. Certamente não é de se esperar que o cara vá declamando os versos ao longo do caminho. Talvez no começo das fases ou coisa assim.

Beatriz deixou de ser adolescente pra virar o fantasma de branco.

Beatriz deixou de ser adolescente pra virar o fantasma de branco.

Ou quem sabe mudem completamente o enfoque da história para outra coisa qualquer. Digo, já colocaram a Beatriz – nossa mulher de branco assustadora aí de cima – não como uma alma ilumindada pelo paraíso, mas perdida nas profundezas do inferno onde nosso heróico e remodelado Dante terá de tirá-la. Pelo menos é isso que vem parecendo até agora.

Se quiserem tirar conclusões por si mesmos assistam o trailer. Eu espero.

Terminaram? Certo, voltando…

Pra finalizar vou encarnar o pedante metido a intelectual agora – não se preocupem, será apenas uma representação:

“Que horror! Transformaram o lindo poema de Dante Alighieri nesta abominação! Um poeta virou um brucutu e a sua musa parece uma puta de estrada! Oh, céus! Madarei polidas e bem escritas cartas em versos alexandrinos para os produtores a fim de externar minha mui justificada cólera literária.”

Lindo não? Tenho certeza que muita gente pensou assim também. Eu mesmo pensei algo parecido quando vi o vídeo pela primeira vez – menos em versos alexandrinos porque é coisa de veado…

Só que depois de um tempo pensei com meus botões: Cara, quase ninguém fez jogos baseados em obras de literatura, eu não lembro de nenhum, pra ser sincero. Então, que mal há dos caras começarem com isso? Tá, é um jogo idiota e genérico de ação… Podem vociferar todos os que lambem o livro.

Contudo, uma coisa me passou pela cabeça certo dia: E se a moda pega? Se começam a fazer jogos e mais jogos usando clássicos literários como pano de fundo? Não sei quanto a vocês, mas eu acharia sensacional algo baseado na Ilíada.

Menos o movimento gay… Mas ninguém liga pra eles mesmo.

Por hoje é só pessoal!

2 Respostas to “Dante esmagando capetas!!!”

  1. Discordius 31/08/2009 às 2:27 #

    Devil May Cry é, de vez em quando, baseado na Comédia. Embora eu não haja percebido qualquer semelhança além de demônios por todo lugar, e os nomes Dante e Vergil.
    Imagino como será esse jogo, mas espero apenas que não haja continuações para ele.

  2. micheloliveira 03/09/2009 às 20:43 #

    O problema é que a EA está pensando em continuações, uma vez que ainda tem o Purgatório e o Paraíso. Mas eles inventaram a desculpa de que só vão fazer isso se o jogo for realmente bom.

Deixe uma resposta

