Os melhores RPGs de Playstation 1

7 out

A verdade é uma só; não consigo ficar muito tempo sem falar de videogame. E como não tenho um bom livro pra comentar ainda, vamos falar daquelas lindas diversões eletrônicas que animam todos nós. Na verdade terei, quando o livro que encomendei chegar, mas falemos disso outro dia.

Então, estava pensando em discorrer sobre os melhores RPGs de Play 1, como diz o título auto explicativo ali em cima. Pra mim, os melhores jogos do gênero que já joguei até hoje. Isso mesmo, até hoje não inventaram nada melhor há uns 10 anos mais ou menos. Espero que um dia mudem isso…

Começemos então!

Chrono Cross

Certamente o jogo com o gráfico mais bonito já produzido para o console. Chrono Cross é sequência do clássico super-foda, sem igual e inimitável, Chrono Trigger. Conheci gente que não considera o jogo uma sequência, pela história parecer muito diferente da primeira e pelos personagens serem outros… Mas esse povo não merece consideração pois tenho certeza que só jogaram uns cinco minutos do jogo pra falar isso.

Sim, a história é bem diferente e com personagens que não tem nada a ver com o primeiro jogo. Nem mesmo o lugar onde eles se movimentam é o mundo de Chrono Trigger. Na verdade é só um arquipélago estúpido jogado num canto do mundo. Logo, as pessoas torcem o nariz… Na verdade só moleques mimados jogadores de Final Fantasy VII que fazem isso, pois 90% deles são idiotas completos.

Enfim… O jogo conta a história de Serge, um garoto que vive numa vila de pescadores pacífica e alegre no meio do nada. Certo dia ele acorda tarde e esquece de um encontro que teria com a namorada para pegar uns corais para um colar. Claro que a menina ficou puta e mandou o mané pegar os corais e fazer a porra do colar sozinho, ela iria sentar e esperar.

Atentem para um detalhe importante: Serge é um dos poucos heróis de RPG que realmente pega alguém ou no mínimo é heterosexual. Toma essa Cloud veadinho! Vai se consolar com o Sephiroth e sua espada gigante!

Voltando, depois de brigar com uma lagartixas nosso herói consegue o que procurava e vai ao encontro de sua amada. Quando o pobre estava pronto pra dar uns amassos na menina na praia um portal aparece do nada e o traga para… o mesmo lugar!!! Mas sem a namorada por perto.

Imaginando que a dita foi embora por ter ficado puta com o desmaio de bichinha dele, Serge corre para a vila atrás dela. Quando a encontra descobre que, ELA NÃO SABE QUEM É ELE! Aliás, ninguém na vila o conhece. Depois de certo tempo ele descobre que um bebê chamado Serge morreu há muitos anos, encontra uma garota hiperativa que usa blusa branca e arruma briga com meio mundo a fim de descobrir que merda está acontecendo com ele.

Mas isso você só vai saber se jogar, seu preguiçoso!

No mais, Chrono Cross é um jogo quase perfeito não fossem certas coisas que irritam como personagens demais. Vale uma jogada pra quem tem saco.

Suikoden 2

Todo o calor e ferocidade da guerra, isso é o que esse jogo traz. Suikoden 2 conta a história de dois amigos que, no ínicio, estavam no último dia do serviço militar quando, à noite, o acampamento onde estavam foi atacado pelas tropas de um reino rival com o apoio do capitão de seu próprio acampamento. O jogo já começa com uma bela traição e isso só se intensifica ao longo dele.

Então, o ataque fez com que as relações entre os dois reinos chegassem à guerra declarada. Nossos dois coleguinhas fogem do acampamento e tentam voltar para a cidade deles, onde são acusados de espionagem e condenados a morte. Contudo eles se salvam numa ação que envolve princesas e meninas malucas que lutam kung fu, fugindo para outro país, onde não os persigam.

Este é o começo de Suikoden 2, um dos jogos mais épicos que já tive o prazer de experimentar na minha vida de viciado em videogame. Tudo nele é grandiso, começando pelo mapa onde você anda – que é grande pra cacete – passando por uma história que conta as consequências de uma guerra e escolhas feitas por causa dela. Dá vontade de chorar no final, que eu não vou contrar, claro.

Um adendo para o poderoso Luca Blight, o vilão mais motherfucker já criado. O cara consegue ser tão casca grossa, malvado e psicótico que faz os vilões de Final Fantasy parecerem destaques de escola de samba.

Quando isso acontece é porque há coisas que precisam ser revistas.

Shin Megami Tensei: Persona 2 Innocent Sin

Shin Megami Tensei, ou Megaten pra quem conhece a mais tempo. Essa série se caracteriza por jogos com histórias sombrias, de cunho quase satanista, onde você tem que lutar e fazer pactos com demônios de modo a se fortalecer e prosseguir na história.

Persona sempre foi uma espécie de válvula de escape de Megaten, onde eram contadas histórias um pouco mais leves sempre envolvendo estudantes nelas. E sim, Persona existiu bem antes de seus irmãos pops Persona 3 e 4 e suas histórias cheias de emos e date sim semi-erótico para japoneses… Mas os últimos são até legais.

Em Persona 2 seu grupo vive a volta de rumores. O principal deles é sobre Joker, um sujeito ou entidade que pode aparecer depois de um certo ritual e realiza um sonho de quem o chamou. Um dos membros do seu grupo, o mais idiota, claro, o chama. Mas parece que o Joker tem certos desafetos com seu pessoal, pra dizer o mínimo, e passa a persegui-los. Ao mesmo tempo os tipicos rumores escolares como maldições tornam-se verdadeiros. Fora que o diretor da escola pira e tenta foder todo mundo, no mal sentido da coisa.

Isso faz com que nossos heróis tenham que navegar num mar de rumores tornados realidade enquanto fogem de um maníaco estranho e tentam saber quem são os caras que querem ressussitar Hitler. Sim, o bigodinho em pessoa! Deve ser por isso que esse jogo nunca saiu do Japão… Ocidentais cagões…

Sorte que um nerd boa praça traduziu todo o jogo há pouco tempo.

Persona 2 é quase perfeito, não fosse o sistema de batalha que beira o ridículo. O sistema de batalha é muito travado e confuso, sem falar que você precisa escolher se quer conversar com os demônios a fim de ganhar uns itens. Isso é típico de um megaten, mas não deixa de ser um saco.

Por isso não consegui ir muito longe no jogo e o abandonei. Quem sabe outro dia.

Final Fantasy IX

Essa é a hora onde o pessoal que está lendo vai ter espasmos de ódio e querer minha cabeça. Afinal, POR QUE NÃO COLOCAR FINAL FANTASY VII, O MELHOR, SEU CORNO DESGRAÇADO!!! Certamente tem muita gente me xingando de coisa pior agora. Mas eu tenho um bom motivo. Simplesmente não acho Final Fantasy VII essa coisa toda, só um joquinho legal e fim.

Mas Final Fantasy IX, foi a obra prima final da série para Playstation 1. Com gráficos perfeitos, história sensacional e ainda por cima um protagonista que não é um emo depressivo de merda! Toma mais essa Cloud!… E você também, Squall!

Zidane, sim esse é o nome dele, consegue ser na minha opinião, o melhor personagem criado para série em todos os tempos. Começa como um sujeito engraçado metido a conquistador que todo o tempo tenta pegar a princesinha, mas falha miseravelmente nisso. Mas Zidane coloca um mecha de cabelo na testa e vai chorar ouvindo Simple Plain por causa disso? Não, mil vezes não! Ele vai para um boteco paquerar a garçonete e quem mais estiver dando sopa no lugar! Isso é que é um sujeito que honra as calças que veste, ainda que se ferre o tempo todo querendo comer a sua princesa de calça colante amarela.

E ainda temos o seu amigo, Vivi. Um pequeno mago negro que não consegue ser mais bonitinho porque faltou espaço no CD. Vivi é capaz de tropeçar de um modo tão engraçado que não tem como não gostar dele na primeira vez que aparece.  Além de ter peito pra entrar no espetáculo de teatro particular da rainha sem pagar ou falar com o segurança! Esse é nosso Vivi!

A história é quase uma releitura de tudo que foi feito da série até aquele momento. Temos princesas em perigo, depois reinos em guerra até encontramos o desgraçado doido pra foder todo mundo por motivos que só ele entende. Praticamente perfeito.

Eu acho melhor parar de falar de Final Fantasy IX agora, senão não vou parar e ninguém quer isso…

Valkyrie Profile

Este aqui saiu um pouco do padrão do gênero. Com um sistema de combate bem ativo e uma história até certo ponto inovadora. Não temos os castelos e princesas tão comuns, mas deuses nórdicos prestes a entrar em guerra contra as forças do mal. E para isso precisam de almas dispostas a lutar ao seu lado. Almas que só podem ser conseguidas dos pobres mortais.

A destacada para a tarefa é Leneth, uma das valquírias de Asgard. Ela recolhe as almas de pessoas valorosas que morrem por motivos diversos e as recruta para a esperada guerra no mundo espiritual. No caminho tem que lidar com problemas mundanos, como feiticeiros assassinos, espíritos do mal doidos para atrapalhar e  um mago maluco que mais parece o Harry Potter.

Mais uma vez devo dizer que o sistema desse jogo é um dos melhores já criados para um RPG de videogame. Pena que a história não é tão empolgante assim…

Quer dizer, a história é até legal. Mas você precisa completar certos requisitos dentro do jogo para vê-la em seu todo. O que só é conseguido se você tem um bom guia. Foi o que eu fiz, e não tenho vergonha disso.

Essa foi minha pequena lista. Se vocês tiverem outros jogos para colocar é só comentar. Ficarei feliz em dizer o quanto o gosto de vocês é despresível! Até.

41 Respostas to “Os melhores RPGs de Playstation 1”

  1. Diego 07/10/2010 at 17:38 #

    Cade o Xenogears?! =p
    Mas concordo com os cinco estarem entre os melhores RPG’s do PS1.

    • micheloliveira 08/10/2010 at 1:53 #

      Fiz um post inteiro dedicado a Xenogears outro dia. Não tinha mais o que falar dele. Mas ele é o melhor de todos.

    • matheus rodrigues 09/09/2013 at 22:53 #

      vc lembra de um rpg de ps1 q tinha no nome “2002″ eu amava esse jogo mas não consigo achar

  2. Gii 07/10/2010 at 21:42 #

    Os jogadores de FF estão chocados com vc… Ficaram com má impressão sua… Estou a ficar com má impressão de jogadores fanáticos por FF IX…
    Esses tal fanáticos por FF VII e por FF VIII pelo menos têm milhares de razoes para gostarem desses jogos em vez de estarem falando mal dos outros FF…
    Nao sou fã de FF VII nem de FF VIII, sou de FF IX. Tenho inveja que as pessoas achem o VIII melhor que o IX mas nao estou na net sempre a dizer que o IX é melhor. Vc Nem devia ter falado mal deles.

    Falta aí o xenogears

    • Erisianus 24/11/2010 at 20:47 #

      Não posso dizer que concordo com a lista dele, mas o Michel ainda tem o direito a sua própria opinião e gosto. E saiba que quase todos os fãs de Final Fantasy são assim. Precisam falar mal de um enquanto falam bem de outro.

    • anonimo 09/04/2012 at 21:40 #

      tu e gay er?

  3. Ladrhobbit 09/10/2010 at 19:34 #

    Lista legal, apesar de não ter jogado Suikoden 2 e nem Xenogears. Provavelmente, só acrescentaria Final Fantasy Tactics.

  4. lukas 31/10/2010 at 19:54 #

    concordo comtigo
    o melhor jogo de rpg q eu jah joguei na minha vida foi Chrono Cross
    sou fânzão desse jogo!

  5. Chan 21/12/2010 at 18:38 #

    manero, soh trocaria o persona 2 pelo 3

    • Erisianus 26/12/2010 at 17:10 #

      Persona 3 é de Playstation 2. Não pertence nessa lista.

  6. Chan 21/12/2010 at 18:39 #

    manero, soh trocaria o persona 2 pelo 3
    no mais, estou em momento critico seriiissimo com valkyrie profile no cap 4

  7. bruno oliveira 01/03/2011 at 12:04 #

    estamos no fim da traduçao de chrono cross daqui a alguns dias ja sai :)
    http://www.mastersgames.com.br/forum/viewtopic.php?f=100&t=12

  8. Dinho Farney 20/09/2011 at 0:07 #

    NOOOOOSSA , até que enfim achei alguem que ache o final fantasy ix melhor que o vii q nem eu ,bate aeee o/

    FFIX forever ^^

    fuck ffvii U___U

    • XKuro 27/10/2012 at 14:59 #

      ff vii e muito fraco nao acho o melhor como muitos dizem…
      ate ganhou filme…
      ffviii e bem melhor que o vii e ele e o ffix estao no mesmo nivel ambos muito bons…
      ffdepois do x ficou uma porcaria….
      o 12 e o 13 nao restam acabaram com o final fantasy…

  9. gabsvital 29/10/2011 at 10:00 #

    Cara, Final Fantasy Tactics, Breath Of Fire 4, e Final Fantasy IX.
    Esses são os melhores pra mim, e que marcaram o meu play 1 = )
    Agora o Tactics é com certeza, o melhor de todos. O único RPG que você tem vontade de zerar a todo instante!

  10. mk 24/11/2011 at 18:39 #

    cara nem todo mundo tem o mesmo gosto p/ games, eu gosto de toda serie ff e nao gosto do jogo suikoden mas nao critico quem gosta!

  11. Lucas 09/12/2011 at 12:31 #

    Cara, vc pode gostar de qualquer coisa, mas falar mal de outros jogos, axo errado… Vc fala de FFVII como se fosse lixo, man, se fosse lixo, os olhinhos puxados não teriam feito um filme, 2 OVAs, 2 preludios e um future spin-off… revis seus conseitos de “emisse” tbm… eu gosto de Chrono Cross tbm, ótimo jogo!

    • Discordius Erisianus 10/12/2011 at 1:26 #

      Isso não prova a qualidade do jogo – e como qualquer coisa poderia. Apenas a sua popularidade.

  12. Dyego 23/12/2011 at 10:20 #

    Eu acrescentaria a lista vagrant story.

  13. Alisson 27/01/2012 at 21:35 #

    Cadê Vandal hearts? Melhor rpg de turnos do ps1

    • Pedro 20/02/2012 at 6:15 #

      a lista tá boa mais faltou :Saiyuki Journey West, ffvii, breath of fire, legend of legaia, legend of dragoon, vandal hearts, star ocean…

  14. Mr.Gameworld 23/02/2012 at 18:50 #

    Bela lista. Entendo que é dificil citar todos, pois isso lhe custaria uma página de quilometros heheheehe. Como disseram, alguns games poderiam ter entrado, como Star Ocean: The Second Story, Vagrant Story, Breath Of Fire, etc. Mas gostei da sua lista. Dos que apareceram nela, os que me marcaram especialmente foram Valkyrie Profile (para mim um dos melhores não somente do PSX, mas sim de todos os tempos – além de apresentar meu sistema de batalhas favorito até hoje) e Chrono Cross (uma das obras mais geniais já criadas). Só não concordo com sua citação em relação a história de Valkyrie Profile, pois eu acho ela interessantíssima, especilamente por fazer-nos raciocinar sobre a raça humana e seus conceitos de fé, carater, etc. Mas enfim. Fazes um bom trabalho com games. Sucesso para você.

    Vistem meu Blog em: http://prettycoolgames.blogspot.com/ . Dedicação aos games, desde os clássicos até as novidades.

  15. Pedro Henrique de Souza 28/02/2012 at 22:22 #

    gostei da lista, concordo que falta Breath of Fire 4 e Castlevania SOTN, 2 dos melhores jogos que já saíram pra psx. Mas muito boa tuas resenhas, parabéns

  16. Pip 28/03/2012 at 18:31 #

    cara vc deveria ter feito um top 10 ao invés de top 5. Assim caberiam + jogos do melhor console para rpg’s de todos. Concordo com o primeiro lugar de Chrono Cross, ele tem CG’s perfeitos

  17. Jeff 05/07/2012 at 18:39 #

    Vacilou em não colocar Vagrant Story na lista, Breath of Fire IV e Tactics Ogre são fodões mas concordo com a sua lista tbm, pra mim tanto faz qual FF é o melhor a serie que é sensacional

  18. Luan 16/07/2012 at 19:15 #

    Eu acrescentava o Legend of Legaia! :D
    FFVII pelo desafio de ser o primeiro jogo da franquia para PSX, com CG’s bacanas para a época, uma história envolvente com personagens épicos.
    FFVIII Pela jogabilidade e pelos traços únicos do game em si.
    FFIX por tudo isso que você disse, e que concordo plenamente.

  19. Anonimo 20/07/2012 at 15:08 #

    Nego tem é birra de final fantasy, quer arrumar pretesto com historinha de emo e mimimi, acorda maluko nessa tua lista so Suikoden mesmo que é Top…..Cade o GRANDIA????Parasite Eve 1 e 2????X…E…N…O…G….E….A…R….S??se voce gosta tanto de protagonista pegador FEI transa 2 vezes com Elly(2 epocas diferentes) e uma cena de beijo!!Não tem RPGs como antigamente e nunca tera, quer saber o motivo?? hoje voce n usa + fralda sua mae e conta historia de ninar a noite e vc n joga um console com 16/32 bits!!Mundo dos games e um mercado em expansão e inovação, tem que agir de acordo com sua clientela.Com milhoes de jogos de estrategia e ação online nego ta sentado na sua cadeira de balanço comendo batata frita esperando um classic rpg de turno, a fala serio. Tem o que pra fala de Final Fantasy??Nego critica ate a alma de FFXII e FFXIII, mas tenho certeza, jogou o jogo inteiro, pego detonado,fez sidequest e extras e zero com 100 horas de jogo, sai do seu museu e da uma olhada no video demo de FFXV com a nova engine da square, se quer estilo classic nesse jogo???? -.- lol!!!!E pra finaliza FFIX foi a maior desastre de toda a série com personagens ridiculos e infantilizados e pode cre e Squall e um filho da puta arrogante antisocial(se eu fosse a Rinoa ja teria sentado no colo dele pelada a muito tempo pq eh um personagem extremamente belo com um grafico inigualavel quando se trata de PS1.BJOS

    • Gustavo Lepore 26/08/2012 at 0:56 #

      Final Fantasy é uma franquia que devemos colocar em “caso a parte”. Todos têm direito à opinião, porém com certeza, todos os 3 FFs do PSX são muito bons. Não importa o que falarem por aí, esses jogos vão ter para sempre um bando de apaixonados…
      FFVII foi incrível, em todos os aspectos. O FFVIII também, com exceção do modo de batalha, mas desse jeito os developers conseguiram fazer com que os summons/GFs/eidolons fossem mais úteis. O FFIX, por mais que falem, sempre vai ser um clássico. Um dos melhores na minha opinião… enredo envolvente, personagens diferentes e contagiantes. O único problema dele foi a época de lançamento, pois o PS2 vinha à tona com FFX, o que camuflou a chegada de FFIX, que deveria, merecidamente, ser tão triunfal quanto a do FFVII.
      Então por que odiar tanto alguns jogos de FF, sendo que é possível gostar de todos? Alguém aqui já jogou FFIV? Os gráficos são um lixo, mas ainda sim o enredo e os personagens são incríveis!
      Quanto à lista, está ótima. Sem dúvidas, Chrono Trigger foi um clássico que até foi reformatado para o PSX. E não é como disseram aí, pois CT tem um nexo com Chrono Cross (o qual merecidamente está na lista). No fim do CT, Lucca acha uma criança, que cresceu em seu orfanato e a chamou de Kid, que é personagem de Chrono Cross. Kid tem uma certa relação com a linhagem real de Marle, portanto, o inglês de quem não entendeu durante o jogo estava “meio” ruinzinho, haha. Além disso, no fim de Chrono Cross, os seus personagens encontram em Opassa Beach os três grandes protagonistas do CT, Crono, Marle e Lucca, ainda crianças (isso é de certa forma, spoiler, mas duvido que alguém não tenha jogado ainda).
      Na lista só faltaram os Parasite Eve, que foram uma sincretização fantástica da Squaresoft, mas provavelmente não entrou por ser “metade” Survival Horror; Legend of Dragoon, que na minha opinião, superou minhas expectativas e merecia um remake para os novos consoles, ou mesmo uma continuação; Xenogears (que como o autor disse, ele não o inseriu na lista pois já tinha feito um post inteiro sobre o mesmo); e Legend of Lagaya.
      Grande Abraço e continue postando!

      • Gustavo Lepore 26/08/2012 at 0:59 #

        Legend of Legaia* – tradução porca do meu CD

      • XKuro 27/10/2012 at 15:04 #

        kkk ja joguei o ffiv sim ele é muito bom…
        cecil e mo estiloso
        mas ja joguei o 1 o 2 o 3 tbm kkk
        fods e que quando procura o 2 e o 4 sao o mesmo e o 3 e o 6 tbm ai fica chato…
        mas sao muito bons as historias sao muito boas…
        crono cross cara virei varias vezes so para pegar os mais de 50 personagens kkkkk
        muito bom….
        crono triguer tbm é otimo hisoria muito boa..
        a square com certeza arraza quando se trata de rpg…
        pena que eles estao cagando nos rpg da nova geração…

  20. Daniel 29/12/2012 at 9:37 #

    Parabéns cara! Realmente FFIX foi meu primeiro RPG… e ainda foi em Japonês! hashashsa… enfim… a história perfeita e a gente se identifica muito com os personagens! E obrigadoooo por não fazer um texto de 5000 palvras sobre o quão perfeito é FF VII …. não é lá essas coisas! : )

  21. Guto Zardy 31/01/2013 at 1:31 #

    Sua Lista bate com a minha! Realmente são os melhores! FF para mim só o IX (PS1), X e o XII (PS2). Não lembro bem se entra na aba RPG, mas acho muito bom o Vagrant History, além do Breath of Fire IV! Tô jogando Chrono Cross, muito bom!

  22. djserginho oliveira 24/03/2013 at 21:45 #

    alundra é muito melhor q todos eeses ai quebra em mil
    e final fantasy 7 e 1000 vezes melhor do que o 9 tem uma historia o 9 não tem nenhuma

  23. Vão se foderem 01/05/2013 at 19:59 #

    Zidane, sim esse é o nome dele, consegue ser na minha opinião, o melhor personagem criado para série em todos os tempos.

    Verdade, na sua opinião.. mas na boa,sua opinião e nada da no mesmo !

    A unica coisa que vi, foi um retardado sentando o pal encima dos fans de Final Fantasy, e o mais engraçado,é que o único jogo da séria que os fans odiaram por ser uma historia estupida e ter um personagem principal mais estupido ainda (fora o do FF X) ele colocou .. ai eu penso …não sei esse animal tetudo querendo se promover fazendo com que os fans se revoltem e encham a merda do site de cometários , ou é apenas um haterzinho de merda filha da puta ..
    Enfim senhor jornalista , passar bem !

  24. Lavinia Underbougth 10/07/2013 at 14:33 #

    cada um tem a sua opnião, mas eu devo dizer q n concordo com sua lista… legend of mana é mt bom, o FFVII como falar d rpgs d ps1 sem flar do FFVII cara? vc pois uns rpg com mts caracteristicas comuns entre si… eu acho q quando se vai fazer uma lista tem q pensar d um modo geral.. n só oq vc acha mas sim alguns fatos… d q sua lista deixou mt a desejar

  25. Paim 02/08/2013 at 15:22 #

    Eu sou muito fã da série Wild Arms, mas o post é muito bom, parabéns.

  26. SahPaum 15/08/2013 at 9:58 #

    Valew por colocar FFIX na lista pois, na minha opniao, foi o melhor FF do PS1, seguido por FFT que eh um dos meus RPGs favoritos.
    Nao acho FFVII ruim , mas a avaliaçao sobre ele em alguns sites sao um pouco overrated.

  27. felipe 19/10/2013 at 2:07 #

    pra mim !! dos 3 ff de ps1 o ffVII foi o mais marcante!

  28. RPG 28/10/2013 at 12:33 #

    Pessoal,eu quero muito que as pessoas revivemciem ou que descubram mais sobre esses RPGs clássicos que fizeram e pra alguns fazem parte ainda de nossa infância,então pra quem gosta de RPGs entrem no meu canal:https://www.youtube.com/user/MuriloEternalGames
    e me acompanhem pois creio que vao adorar :D

  29. David Oliveira 14/04/2014 at 19:00 #

    eu também prefiro o FFIX do que os outros dois. eu colocaria também Castlevania Synphony of the Night. eu estou jogando Chrono Cross agora, e gostei bastante, mas acho que ele inovou pouco comparado ao Trigger.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 325 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: